Carregando...

Publicidade

Embora as habilidades técnicas sejam os primeiros pontos a serem observados em um profissional dentro do mercado de trabalho, hoje em dia isso não é o suficiente para que ele seja considerado um bom profissional.

Dominar as habilidades de comunicação é essencial para a interação com outros colaboradores, clientes e até mesmo em reuniões com os superiores.

Neste artigo, listamos 5 passos para melhorar suas habilidades de comunicação:  

Publicidade

Cultivar a empatia

Se colocar no lugar da outra pessoa é fundamental para que se tenha uma boa comunicação.

A empatia, é um assunto muito comentado hoje em dia.

Publicidade

Quando esta habilidade é treinada, você tem a capacidade de guiar a sua comunicação de maneira mais respeitosa com a outra pessoa.

Entender os valores, comportamentos e experiências do outro permite que você direcione a conversa de maneira que não a atinja pessoalmente, mesmo sem querer.

Lembrando que dentro da comunicação interpessoal no ambiente profissional, o objetivo não é encontrar quem esta certo ou errado, e sim chegar a uma conclusão em conjunto.

Seja objetivo ao comunicar-se

Outra dica importante para melhorar suas habilidades de comunicação é ser objetivo ao se comunicar.

Quando você não é direto na mensagem que deseja passar quando está se comunicando, muitos questionamentos e conflitos podem surgir.

O principal intuito de uma discussão é resolver pendencias que surgem e encontrar a melhor solução, para que todos possam crescer juntos, principalmente dentro do ambiente de trabalho.

Portanto seja objetivo sobre qual a mensagem que você deseja passar para que a conversa seja mais produtiva.

Ajuste o tom de voz

Publicidade

O tom de voz demonstra diretamente aos seus ouvintes o sentimento pelo qual você está passando naquele momento.

Em alguns momentos, fica difícil controlar as emoções e através da sua voz você pode passar um tom de irritação ou até mesmo de ironia.

O que pode acabar não agradando muito as pessoas com quem está se comunicando.

Portanto, se você está buscando melhorar sua habilidade de comunicação, fique atento ao seu tom de voz.

Escolher bem as palavras antes de falar é crucial para uma boa comunicação.

Mas, a escolha correta das palavras de nada vai adiantar se você usar um tom de voz que possa parecer desrespeitoso. Se você perceber que está sem paciência e que isso pode prejudicar o seu diálogo, talvez seja a hora de pedir um tempo para tomar uma água, ou apenas para se acalmar antes de iniciar novamente a conversa.

Preste atenção na linguagem não verbal

Assim como o tom de voz pode passar os seus sentimentos além das palavras, a sua linguagem corporal pode falar muito também.

Através da sua postura e gestos corporais, você pode demonstrar desinteresse, impaciência e outros tipos de emoções que podem atrapalhar a sua boa comunicação.

Portanto, ao se comunicar no seu ambiente de trabalho, fique atento as suas expressões faciais e corporais.

Busque evitar uma fisionomia fechada e rígida, que possa parecer que está expressando algum tipo de impaciência ou até mesmo raiva.

Se comportar de maneira mais branda e tranquila, vai ser muito útil quando for melhorara as suas habilidades de comunicação.

Planeje o que vai falar

Por muitas vezes no ambiente profissional, temos a missão de nos comunicar com outros colegas, clientes e até mesmo com nossos superiores sobre assuntos não tão fáceis de se lidar.

Nesta rotina, existe sempre a necessidade de conversarmos sobre algum problema importante, solicitar algum tipo de auxilio, ou em outras situações fazer alguma crítica construtiva.

E é neste momento que é necessário que se planeje bem o que vai ser dito. Qualquer palavra fora do contexto, ou mal colocada pode acarretar em problemas ainda maiores.

Quando se ver em uma situação complicada no trabalho, reflita por um tempo sobre a questão e pense muito bem na melhor maneira de resolver isto.

Reserve este tempo para pensar em como vai abordar o assunto e como vai expor o seu ponto de vista ou opinião, pensando muito bem nas palavras que irão ser ditas. Este é um dos cuidados mais importantes na comunicação interpessoal.

Melhorar as suas habilidades de comunicação vai ser muito útil para o desenvolvimento e sucesso da sua carreira profissional.

Portanto, aproveite todas as oportunidades que você possa ter de melhorar esta qualidade.

Gostou destas dicas para melhorar as suas habilidades de comunicação?

Deixe sua reposta e suas opiniões sobre este assunto aqui em baixo, nos comentários.

E leia outros artigos como esse bem aqui.

Autor

  • Matheus Neiva é graduado em Comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e pós-graduado em marketing digital pelo Centro Universitário Una. Com experiência como redator, Matheus se empenha em pesquisar e produzir conteúdo pelo Dona Empoderada, trazendo para o leitor informações claras e precisas.

    Ver todos os posts