Carregando...

Publicidade

Quem pensa que o papel dos pais na aprendizagem dos filhos é apenas o de cobrar por notas boas e participar de reuniões durante o ano escolar, está muito enganado.

Na verdade, o papel dos pais vai muito além disso.

Neste artigo iremos falar sobre como organizar os estudos dos seus filhos e ainda traremos as maneiras mais eficazes para que você possa participar deste processo.

Publicidade

Muitas perguntas surgem na cabeça dos pais quando os pequenos entram na escola e precisam de ajuda nas tarefas e trabalhos escolares, principalmente nos estudos para as avaliações e provas.

Veja se você já se perguntou por algumas delas:

  • 📖 Como irei ajudar meu filho nos estudos?
  • 📖 Meu filho tem preguiça de estudar, o que eu faço?
  • 📖 Como fazer meu filho gostar dos estudos e da escola?
  • 📖 Como eu posso auxiliar na aprendizagem do meu filho?
Publicidade

Estas, são algumas das perguntas que os pais se fazem quando seus filhos estão na escola e solicitam a sua ajuda.

Sabemos que, quando temos um método bem definido e claro para executar alguma função ou tarefa, tudo fica mais simples.

Além disso, quando sabemos os próximos passos que devemos dar, evitamos frustrações, diminuímos a ansiedade e vencemos a procrastinação.

Por isso, preparamos uma lista que vai servir como um método para que você organize os estudos do seu filho de uma maneira eficaz e muito bem definida. Confira:

Defina um local específico da casa apenas para os estudos

O primeiro passo que você irá fazer para ajudar os seus filhos nos estudos será o de escolher e preparar um local adequado em sua casa.

Dê prioridade para locais bem arejados, com boa iluminação e principalmente, um lugar com pouco barulho.

Este local pode ser no quarto, na sala, no escritório ou até mesmo na cozinha, o importante é atender os requisitos que foram citados acima.

Publicidade

Uma dica importante é não ficar alterando frequentemente o local reservado para estas atividades.

Assim, o cérebro da criança vai assimilar aquele local como um lugar de concentração e foco para os estudos.

Com isso, a rotina de estudos se tornará mais fácil, e irá refletir diretamente na produtividade da criança.

Outra dica importante é eliminar as distrações

Esta dica é para ser seguida depois de já ter escolhido o local mais adequado em sua casa para a realização dos estudos.

Procure neste ambiente algo que possa distrair seu filho durante a realização das tarefas escolares, como animais de estimação, aparelhos eletrônicos ou até mesmo pessoas circulando pelo local.

Sabemos que alguns aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores são grandes aliados ao ensino hoje em dia.

Portanto, procure observar se a criança está realmente utilizando estes como ferramentas para auxiliar nos estudos ou se estão apenas navegando nas redes sociais ou em sites que não têm relação com os estudos.

Crie uma agenda para organizar os estudos dos seus filhos

Como foi citado no começo deste artigo, quando seguimos um método tudo se torna mais claro e objetivo.

A criação de uma agenda de tarefas é um dos pilares mais importantes na organização dos estudos.

Assim como na escola, onde os alunos já têm uma rotina preestabelecida com dias e horários definidos de cada matéria, realização de trabalhos e avaliações, você também irá definir um cronograma de estudos durante a semana.

Uma dica valiosa é ter acesso as matérias que seu filho estuda diariamente na escola e também as datas das provas e realização de trabalhos.

Com estas informações em mãos, você pode começar a definir quais matérias e ir montando o cronograma de estudos da semana.

Por exemplo, na terça e quinta seu filho estuda matemática, então nestes dias ele também estudaria esta matéria como uma forma de reforço sobre o que foi aprendido no dia, revisando o que foi passado durante a aula.

Também aproveitaria para fazer os exercícios para casa que foram lhe passados desta matéria.

Você pode usar o exemplo para fazer o mesmo com as outras matérias.

Nas semanas de provas, você deverá alterar este cronograma para que os estudos sejam voltados para o conteúdo que será cobrado nas avaliações.

Mas atenção, você deve conversar com seu filho e entender em quais matérias ele têm mais dificuldade e reservar um tempo maior para estas.

Com isso, você estará otimizando o tempo de estudos de acordo com o que seu filho mais precisa para cada matéria.

Não se esqueça dos intervalos para equilibrar os estudos com momentos de descanso e lazer.

Seu filho passar muito tempo estudando, além do que é necessário, pode ser muito estressante e não é nada produtivo.

A última dica talvez seja a mais importante de todas.

Ajude seus filhos nos estudos de cada disciplina

Por mais que os pais não sejam bons em todas as matérias, ou já tenham se esquecido por já se ter passado anos que terminaram os estudos, é muito importante que se mostrem presentes no momento de estudos dos filhos.

Auxiliando na realização de tarefas e preparação para as avaliações.

Somente a sua presença junto aos seus filhos já passará mais confiança aos pequenos, fazendo que os estudos não se tornem uma coisa chata e obrigatória, mas sim um momento de aproximação e interação entre pais e filhos.

Você pode incentivar seu filho a resumir partes de textos para ajudar na memorização ou sublinhar partes de textos que considera importante dentro da matéria.

Anotar as dúvidas também é outra dica, mesmo que você não saiba responder a seu filho, peça que ele anote tudo o que estiver com dúvida para depois perguntar ao professor na escola.

Com sua presença mais ativa nos estudos dos seus filhos, você passa a conhecer melhor as possíveis dificuldades que eles possam ter em determinadas matérias.

Assim, você pode procurar uma solução eficaz para solucionar este problema, seja conversando com os professores deles ou até mesmo procurando aulas de reforço individual.

Lembrem-se, os estudos não podem ser uma coisa chata, forçada ou que seu filho se sinta obrigado a fazê-los todos os dias.

Portanto, procure deixar as coisas organizadas em um ambiente limpo e calmo, esteja presente com eles. Faça com que sejam momentos de aproximação entre vocês, e de muita aprendizagem para ambos.

E aí, gostou das nossas dicas de como organizar os estudos dos seus filhos?

Então continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com seus amigos.

Leia mais sobre educação aqui.

Autor

  • Matheus Neiva é graduado em Comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e pós-graduado em marketing digital pelo Centro Universitário Una. Com experiência como redator, Matheus se empenha em pesquisar e produzir conteúdo pelo Dona Empoderada, trazendo para o leitor informações claras e precisas.

    Ver todos os posts